Casa de Castro Alves abre para visitação amanhã (20)

Casa de Castro Alves abre para visitação amanhã (20)

http://www.cultura.ba.gov.br/2013/12/19/casa-de-castro-alves-abre-para-visitacao-amanha-20/

Casa Castro Alves será aberta à visitação pública amanhã, sexta-feira (20.12), e, a partir de 10 de janeiro inicia intensa programação de cursos, oficinas e saraus. O novo espaço cultural do Pelourinho/Carmo, na famosa Rua do Passo – que tem a escadaria onde foi filmado o ‘Pagador de Promessas’ e o cantor Gerônimo faz shows – funcionará de terça a domingo, das 13h ás 20h.

A inauguração, que aconteceu na segunda-feira (16), contou com presença de artistas, personalidades e autoridades estaduais, como a diretora de Museus (Dimus), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Ana Liberato. Recebendo os convidados, a estilista e presidente da entidade que administra a casa, Márcia Ganem, com canjas de artistas do quilate de Virginia Rodrigues, Lazzo Matumbi, Mestre Bule Bule, e outros.

O espaço cultural contou com apoio financeiro dos Editais de Patrimônio do IPAC para as obras de restauração da casa que já foi residência do poeta baiano, Castro Alves (14.03.1847-06.07.1871). Foram utilizados recursos do Fundo de Cultura, via edital 2009 que previa apoio à execução de obras em imóveis. “O Centro Histórico estava precisando de um lugar assim, com participação, trocas e circulação de tribos”, comentou o diretor do IRDEB/TVE, Póla Ribeiro, presente no evento.

Para artistas que prestigiaram a iniciativa o novo espaço vai valorizar e reativar as obras do poeta. “Castro Alves no céu sente saudades do batente da casa onde viveu”, disse o Mestre Bule Bule, quando cantava na festa. As obras dos artistas Roaleno Costa, Isabelle Arciero-Mahier da França, Bel Borba, Maurício Santil, Marcus Kaoru, Vinícius Sá, Erivan, Super Afro, Samuca, Williams Martins, Ricardo Fernandes, Ines Grimaux, Marcia Ganem, expostas no espaço, trazem visão de liberdade, provocando a quem visita a pensar sobre as limitações e diferenças sociais atuais.

EDITAIS do IPAC – Segundo a assessora-chefa da Assessoria Técnica do IPAC, Margarete Abud, existem dois editais no instituto. O de museus, que apoia projetos de preservação, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização e até a qualificação e formação de pessoas. E o de patrimônio cultural, arquitetura e urbanismo que apoia propostas de preservação, salvaguarda, restauração, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização, formação e educação patrimonial. “É bom lembrar que podem se inscrever também projetos para sítios arqueológicos”, diz Margarete.

“Existem regras que precisam ser atendidas; por isso, os interessados nos editais para 2014 devem ler com atenção o material já disponível nos sites Secult-BA e IPAC (http://migre.me/gU4Qf ehttp://migre.me/gU4Sn)”, explica, Margarete Abud. Mais informações via telefone (71) 3117-7482. Para patrimônio pelo e-maileditais.ipac@gmail.com. Para museus, editais.museus@ipac.ba.gov.br. Dados sobre ações do IPAC no site www.ipac.ba.gov.br, Facebook Ipacba Patrimônio e Twitter @ipac_ba. Assista entrevista exclusiva na TV IPAC com a assessora-chefe, Margarete Abud:http://migre.me/gUczq.