Prêmio Casa de Castro Alves

PRÊMIO CASA DE CASTRO ALVES DE ARTE

EDIÇÃO 1 : A CARTOGRAFIA AFETIVA DA CIDADE DO SALVADOR

REGULAMENTO

1. DO PRÊMIO O Prêmio Casa de Castro Alves de Arte é voltado para a valorização das expressões artísticas e reconhecimento de autores e suas criações. A sua primeira edição tem como tema “A Cartografia Afetiva da Cidade do Salvador” e premiará as seguintes categorias:

Categoria 1 – Fotografia; Categoria 2 – Literatura (poesia, conto, prosa);

Realizado pela Casa de Castro Alves, apoiado pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/CONDER), patrocinado pela Word Monument Fund e American Express, a premiação se realizará, por meio de um concurso de Fotografia e Literatura (poesia, conto, prosa) abordando oito importantes monumentos e lugares históricos da cidade de Salvador. Alem da premiação, será oferecido ao público, um curso sobre “A Cartografia Afetiva da Cidade do Salvador “ falando sobre a história de oito monumentos da cidade, ministrado por Ana Maria Gonçalves.

2. DO TEMA

As obras de Literatura (poesia, conto, prosa e Fotografia, inscritas no Prêmio Casa de Castro Alves de Arte, na sua primeira edição, deverão abordar os seguintes monumentos históricos do Centro Histórico da Cidade do Salvador:

1 –Escadaria da Igreja do Passo 2 – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos 3 – Antiga Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus 4 – Câmara Municipal de Salvador 5 – Santa Casa de Misericórdia 6 – Terreiro de Jesus 7 – Elevador Lacerda

3. DO OBJETIVO

A 1ª edição do Prêmio Casa de Castro Alves de Arte – A Cartografia Afetiva da Cidade do Salvador tem por principal objetivo, a valorização e o fomento da produção artística da cidade de Salvador, nas áreas de Literatura (conto, prosa, poesia) e Fotografia, e o fortalecimento da memória da cidade, no que tange aos seus monumentos históricos.

4. DAS INSCRIÇÕES E DO PRAZO

As inscrições do prêmio deverão ser realizadas do dia 01.09 ao dia 12.09.2014, através da remessa de um envelope maior lacrado, contendo, dois envelopes, tambem lacrados, com os seguintes documentos: Envelope 1 – Obras (fotografia ou literatura) Envelope 2– Ficha de inscrição e documentação complementar, atendendo aos critérios deste regulamento.

Nota.: Este critério atende aos requisitos de isenção no processo de julgamento das obras.

4.1 As obras (fotografias ou literatura),a ficha de inscrição e a documentação complementar, poderão ser encaminhadas, de acordo com o ítem 4, em envelope lacrado, pelos Correios ou entregues na Casa de Castro Alves, até o dia 12.09.2014 4.2 Para efeito de recebimento das inscrições, será considerada a data do carimbo postagem nos Correios, que estiver registrada no envelope.

Endereço para envio:

Premio Casa de Castro Alves de Arte Rua do Passo 52, Santo Antonio, CEP 40.301.408 –Salvador- Bahia

4.3 Os dois envelopes contendo obras e documentação deverão ser enviados dentro de um envelope maior lacrado. 4.4 A ficha de inscrição deverá ser preenchida de forma clara e correta, completa e legível (modelo anexo), Currículum Vitae que inclua um breve resumo biográfico , título e texto de apresentação da obra, o qual não deve exceder de 25 linhas e Carta de Direito de Uso de Imagem ou de texto (anexa) A ficha de inscrição e a carta de direíto de uso de imagem ou texto poderão ser destacadas deste regulamento. 4.5 A documentação adjunta, tem carácter eliminatório.

5. DOCUMENTAÇÃO ADJUNTA:

As obras devem ser acompanhadas da seguinte documentação: Ficha de Inscrição (modelo anexo) Currículum Vitae que inclua um breve resumo biográfico Título e texto de apresentação da obra, o qual não deve exceder de 25 linhas Carta de Direito de Uso de Imagem ou de texto (anexa)

6. DO CONCURSO

6.1 As fotografias e peças literárias (poesia, conto, prosa) inscritas no concurso deverão ser inéditas e fazer referência ao tema 6.2 A participação no concurso é individual, podendo cada participante apresentar somente 1 (uma) obra, em cada categoria (fotografia ou literatura)

7. DA HABILITAÇÃO

7.1 A primeira edição do Prêmio Casa de Castro Alves de Arte – A Cartografia Afetiva da Cidade do Salvador, promovido pela WMF, Dircas/CONDER, American Express e Casa de Castro Alves, está aberto para a participação pública,para pessoas com idade à partir de 16 anos. 7.2 Poderão ser enviadas fotografias e obras de literatura, que abordem os monumentos históricos propostos, expressem seus valores históricos e afetivos, no cenário da cidade do Salvador. 7.3 A técnica para criação da obra é livre, tanto para a literatura quanto para fotografia, para esta, sendo possível usar recursos complementares de lentes, de filtros especiais entre outros recursos inovadores. 7.4 Cada participante poderá participar com apenas uma obra, em cada categoria. 7.5 Cada participante só poderá ser premiado uma única vez, em cada categoria.

8. DA COMISSÃO JULGADORA

8.1 A Comissão avaliadora contará com três integrantes da área de Fotografia e três integrantes da área Literatura (conto, prosa, poesia), profissionais que serão responsáveis por observar, analisar e avaliar os trabalhos. 8.2 As decisões da Comissão Avaliadora são soberanas, não cabendo qualquer impugnação ou recurso pelo participante. 8.3 Caberá à Comissão Organizadora do Concurso: a) recolher as fichas de análise e avaliação devidamente preenchida com as notas referente aos critérios e assinado pelo avaliador. b) fazer a somatória da pontuação e divulgar o resultado final por ordem de classificação: 1º lugar, 2º e 3º lugar em cada categoria. Nota.: Em caso de empate, caberá à comissão julgadora definir a obra vencedora.

9. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

9.1 A seleção das fotos levará em consideração critérios como: estética da imagem, representação do tema proposto elementos compositivos e inovadores sobre o tema. 9.2 A seleção das obras de literatura (conto, prosa, poesia), levará em consideração critérios como: representação do tema proposto elementos compositivos

10. BASES PARA A CATEGORIA DE LITERATURA (conto, prosa, poesia)

Serão considerados os seguintes critérios: coerência com o tema proposto; originalidade; qualidade literária; ineditismo da obra; Se considerará inédita a obra que não tenha sido publicada, ou que tenha sido publicada parcialmente por meio impreso ou digital. As obras de literatura devem ser apresentados em papel A4 em tres vias e em meio digital, num dvd ou cd. Nota.: As obras de literatura (conto, prosa, poesia) devem ter no máximo 25 linhas

11. BASES PARA A CATEGORIA DE FOTOGRAFIA

11.1 Para a categoria fotografia, fica obrigatório, em caso de imagens onde apareçam pessoas, a autorização de uso de imagem da(s) pessoa(s) fotografada(s), a qual deve ser enviada por escrito juntamente com a fotografia. As fotografias que não vierem com a referida autorização não participarão da seleção. 11.2 Para o conhecimento de autoria das fotos, fica valendo a declaração do candidato, na ficha de inscrição. 11.3 As fotos deverão ser entregues em mídia digital (CD ou DVD) nos formatos JPG ou TIF, no tamanho mínimo de 30 x 42 cm, com mínimo de 300 dpi de resolução. 11.4 As fotos podem ser em preto e branco ou coloridas. 11.5 Cada arquivo deverá ser nomeado com as seguintes informações: nome do participante, local de realização da fotografia e título da obra foto. Ex.João da Silva _ Igreja Rosário dos Pretos _ Título da Foto.

12 – Da Participação

12.1 O concurso contempla as categorias: literatura (conto, prosa, poesia) e fotografia (categoria aberta ao público geral).

13. Do Julgamento 13.1 As fotografias serão avaliadas e selecionadas por um júri nomeado pela Casa de Castro Alves. O resultado decorrente da avaliação dos jurados será soberano e irrevogável. 13.2 A relação da lista dos pré selecionados do concurso será anunciado no dia 15.09.2014, na página web da Casa de Castro Alves (www.casadecastroalves.com) e no site da Dircas/CONDER (www.centroantigo.ba.gov.br). Somente os pré selecionados (classificados) do concurso serão comunicados por telefone ou e-mail.

14. Da Premiação

14.1 Serão premiadas 03 fotografias e 03 obras de literatura (conto, prosa, poesia), conforme discriminação de valores abaixo indicados. Categoria Fotografia 1º. Lugar – R$ 1.500,00 / Troféu/ Fotografia integrando a exposição 2º. lugar – R$ 700,00 / Troféu/Fotografia integrando a exposição 3º. lugar – Foto impressa em fine art / Troféu/ Fotografia integrando exposição na Casa de Castro Alves e obra publicada em revista digital Categoria Literatura 1º. lugar – 1.500,00 / Troféu/Poesia integrando a exposição 2º. lugar – 700,00 / Troféu/Poesia integrando a exposição 3º. lugar – Curso de literatura/ Troféu/ e obra publicada em revista digital 15. Da pré seleção A banca julgadora avaliará e pré-selecionará o seguinte volume de trabalhos por categoria: Categoria 1 – Fotografia – 10 trabalhos; Categoria 2 – Literatura – 30 trabalhos;

16. DO PROCESSO DA PREMIAÇÃO

Os trabalhos artísticos selecionados terão a seguinte encaminhamento 16.1 Categoria 1 – FOTOGRAFIA – 10 trabalhos; Os trabalhos pré selecionados de fotografia, ficarão expostos na Casa de Castro Alves, durante todo o período de seleção e farão parte do catálogo virtual da 1ª edição do Prêmio Casa de Castro Alves de Arte 16.2 Categoria 2 – POESIA – 30 trabalhos; Serão pré selecionados 30 trabalhos de literatura, que seguirão concorrendo no processo de seleção, conforme especificado no ítem 16.3 16.3 Processo de Escolha Os 30 trabalhos pré selecionados da categoria literatura, passarão por apresentações eliminatórias, em formato de saraus literários, na Casa de Castro Alves. Serão realizados 3 saraus literários, sendo dois saraus classificatórios e um sarau de seleção final, quando também acontecerá a premiação. Em cada sarau classificatório (são dois), serão apresentados 15 obras literárias (poesia, conto, prosa), que serão julgados pela comissão e pelo público. Cada sarau classificatório, elegerá 5 candidatos que irão concorrer no sarau de premiação, de onde sairão os vencedores. Participarão do Sarau final, os 10 candidatos selecionados nas eliminatórias, da categoria literatura e 10 candidatos de fotografia. Nota.: O público presente aos saraus, terá direito à voto, na escolha dos candidatos selecionados por categoria, em Fotografia e Literatura (conto, prosa, poesia).

17. Disposições Finais

17.1 Os CDs ou DVDs das obras premiadas ou não, não serão devolvidos. 17.2 As obras classificadas na fase final(10 de fotografia e 10 de literatura) serão objeto de publicação na forma e datas convenientes ao organizador. Além da publicação, será realizada uma exposição na Casa de Castro Alves. 17.3 A Casa de Castro Alves e os apoiadores, Dircas/CONDER, Monument Fund e American Express, reservam para si, desde já, o direito incontestável de reproduzir as fotografias inscritas em seu material institucional pelo período de 5 (cinco) anos, preservando os créditos do autor. Nenhum valor será devido em razão da reprodução mencionada nesta cláusula, valendo a inscrição como autorização expressa dessas condições. 17.4 Ao efetuar sua inscrição, o participante aceitará todas as disposições deste regulamento. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério de seus organizadores, a desclassificação da obra inscrita e, consequentemente, do respectivo participante. 17.5 Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil. 17.6 Quaisquer dúvida sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail info@casadecastroalves.com 17.7 O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste regulamento. 17.8 A utilização de imagem ou obra literáriana alheia , é de responsabilidade do participante que inscreveu a referida obra no concurso. 17.9 Os casos omissos são resolvidos pela comissão organizadora, que tem resguardado o direito de escolha das comissões de análise e avaliação, bem como dos critérios de seleção e premiação, não cabendo recurso aos participantes ou envolvidos.

ANEXO 1

CONCURSO DE FOTOGRAFIA FICHA DE ANÁLISE E AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO AVALIAÇÃO/NOTA 1) Adequação da fotografia ao layout proposto (anexo 1). 1-10 2) Coerência com o tema proposto. 1-10 3) Originalidade. 1-15 4) Qualidade da fotografia. 1-20 5) Emoção captada pela foto. 1-15 6) Coerência entre a fotografia, o tema proposto e o texto explicativo. 1-20 7) Qualidade do texto de acordo com as normas cultas da língua portuguesa 1-10 SOMA TOTAL OBS.: As notas podem ser fragmentadas.

Nome do autor:_________________________________________________________________ Turma:______________________ Data:_____/_____/________ Avaliador:_____________________________

ANEXO II – FICHA DE INSCRIÇÃO 

Download arquivo word Ficha de Inscrição

ANEXO III – CARTA DE DIREITO DE USO DE IMAGEM OU TEXTO

Eu……………………………….. portador(a) do RG ………………………………………. e CPF ………………………………….. concedo à Casa de Castro Alves, a WMF E À CONDER, o direito de usar a obra ………………………….(especificar imagem ou texto) gratuitamente, para uso em sites, jornais, revistas e campanhas para divulgação da minha participação no Prêmio Casa de Castro Alves de Arte – 1ª Edição A Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador com base na Lei de Direitos de Uso de Imagem 9.160/98

_______________________________________________ Assinatura: